• Lente Cultural

Festival Mês da Fotografia 2020

Atualizado: Jun 16



Em 2020 a Lente Cultural celebra 10 anos de criação do Festival Mês da Fotografia. Uma década conectando visões, pessoas, cidades e culturas através das artes visuais produzida dentro e fora do Distrito Federal. Atuação que incluiu o Festival na agenda de eventos oficiais do DF e o consolidou como o principal evento de difusão e promoção da fotografia na região centro-oeste.

Na esteira dos festivais nacionais e internacionais que sobrevivem à massificação das artes criativas, a edição 2020 do Festival Mês da Fotografia lança seu olhar para as relações interpessoais e espaciais intrínsecas na produção fotográfica, e busca a ampliação e intercâmbio de fotógrafos e artistas, a construção de redes para a circulação de obras de arte e a sensibilização e alcance de novos públicos.

Exposição Coletiva 2020

A Exposição Coletiva do Mês da Fotografia é uma ação cultural executada no âmbito do Festival desde 2012. Destaca-se por realizar um processo curatorial centrado na pluralidade, a partir de convocatória e mobilização por meio das redes sociais. Democratiza o acesso e promove a circulação, valorização e o fomento da produção cultural nos segmentos da fotografia e das artes visuais.

O tema para esta edição – As relações de afeto, espaço, identidade e poder na fotografia contemporâneas – propõe quatro linhas de reflexão e produção a cerca da fotografia: I) como ferramenta de documentação, entendimento e compreensão dos diversos espaços e realidades; II) como dispositivo afetivo, o qual nos remete à memória e sentimentos; III) como formador de identidade e (re)invenção da individualidade, da descoberta e afirmação de si; e IV) como estratégia de poder (político, econômico, religioso e social), compreendido como uma potencia de status, uma afirmação de autoridade do indivíduo sobre si e sobre o outro.

À luz do amadurecimento do Festival, o processo seletivo da Convocatória para a exposição coletiva passa a ter caráter internacional, tendo como base uma comissão de seleção e curadoria formada por equipe técnica e profissional de alta qualidade, aliado à uma composição paritária e à criação de um ambiente acolhedor, inclusivo e aberto para todas as formas de expressão e gênero.

Ao todo serão exibidas 90 obras fotográficas, selecionadas em três categorias:


Categoria juventude criativa, voltada para a participação de jovens entre 18 e 24 anos, residentes no Distrito Federal e os trabalhos inscritos devem estar relacionados com a temática proposta para a exposição coletiva;

Categoria individual, voltada para a participação de fotógrafos e artistas visuais do Distrito Federal e região Centro-Oeste, com trabalhos produzidos na região C. O. Dentro da temática proposta para a exposição coletiva;

Categoria Ensaios Livre, voltada para a participação de fotógrafos e artistas visuais, coletivos ou individuais, atuantes em território nacional e/ou no exterior, e a temática dos trabalhos é livre.

Além da Exposição Coletiva, o Festival traz uma programação aberta ao público e aos artistas e fotógrafos participantes, possibilitando o intercâmbio de informações e a troca de saberes, técnicas e experiências no âmbito das artes visuais e da fotografia.


Laboratório Curatorial – Encontro da Comissão de Seleção e Curadoria com artistas selecionados na Convocatória, onde será realizada uma visita guiada prévia à abertura da exposição ao público, a fim de estabelecer uma relação de mentoria e desenvolvimento de processos criativos e artísticos, trocando impressões, análises e orientações sobre os trabalhos selecionados e o processo de curadoria;


Diálogos Fotográficos – Palestra aberta o público para debate e reflexões relacionadas aos temas da fotografia enquanto expressão artística e sua produção contemporânea no Brasil e no Mundo;


Vivências Fotográficas – Encontro com autores selecionados na Categoria Ensaios Livres da Convocatória para a Exposição Coletiva, proporcionando momentos de interação direta do público com os artistas, de forma a promover o intercâmbio de experiências a cerca de processos criativos e produção fotográfica;


Fotografia para Todos – Dia de Visita Guiada dedicada ao público com deficiência física e/ou cognitiva, com a presença de fotógrafos participantes da exposição coletiva.


Lente Cultural Coletivo Fotográfico

CNPJ 10.836.629/0001-20

Contatos

+55 61 993331691 (Brasil)

+351 918126371 (Portugal)

lentecultural@gmail.com

Endereço

Av. Pq Águas Claras, Lt. 405, Qd. 102  Un. 709

Águas Claras - Brasília/DF - Brasil

Cep. 71.906-500